Pular para o conteúdo

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Carbono é um evento bienal que tem o objetivo de reunir especialistas, estudantes e profissionais da indústria que estão relacionados com a utilização, aplicação e desenvolvimento de materiais de carbono. O congresso visa conjugar indústria e academia, buscando inovações tecnológicas nesta área em constante desenvolvimento. Você pode encontrar mais detalhes das edições anteriores clicando aqui.

 
As áreas temáticas abordadas este ano serão:
  • Nanomateriais de carbono;
  • Fibras de carbono e compósitos;
  • Carbono para aplicações médicas e biológicas;
  • Sustentabilidade e meio ambiente;
  • Aplicações eletroquímicas;
  • Aplicações espaciais e aeroespaciais.
 

Datas

As inscrições poderão ser efetuadas via formulário a partir do dia 05/05/2023.

  • Envio de trabalho: até 07/08/2023 21/08/2023 04/09/2023
  • Aceite do trabalho: até 01/09/2023 15/09/2023 29/09/2023
  • Envio do comprovante de pagamento de autores: até 09/10/2023
  • Envio do pôster e do link do vídeo (opcional) de apresentação de trabalho: até 02/10/2023 09/10/2023 16/10/2023
  • Inscrição* de ouvinte presencial: até 16/10/2023
  • Inscrição* de ouvinte virtual: até 30/10/2023
 
* A inscrição só é validada mediante envio do comprovante de pagamento! Se o comprovante não for enviado até a data descrita, a inscrição será cancelada.

Palestrantes confirmados

Marcos A. Pimenta possui graduação (1980) e mestrado (1983) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado (1987) em Ciências pela Université d'Orléans, França, e pós-doutorado (1997-98) no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. É pesquisador 1A do CNPq e tem experiência em propriedades ópticas de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais, grafeno, nanotubos, espectroscopia Raman, cristais bi-dimensionais e transições de fase estruturais. Foi professor titular e atua como professor convidado no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, onde criou o Laboratório de Espectroscopia Raman em 1992 e introduziu as áreas de pesquisa de nanotubos de carbono e grafeno. Foi um dos criadores e o coordenador geral do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano) da UFMG de 2010 a 2020. É atualmente o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da "The World Academy of Sciences" (TWAS).

Dr. Marcos Pimenta UFMG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1997-2002), Mestrado (2002-2004) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2004-2008) Pós- Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008-2010). Professor Associado III em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de Calor e Máquinas de Fluxo, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação de propriedades térmicas de sólidos, condução de calor tridimensional, problemas inversos, software, solução de redes hidráulicas, desenvolvimento de sistemas de bombeamento, análise térmica de processos de usinagem, soldagem, produção de carvão vegetal, carbonização, análise energética de biomassa, análise elementar, CHNS, análise calorimétrica de combustíveis, processos de pirólise e gaseificação de resíduos sólidos urbanos, Waste to Energy, análise e simulação de gás de síntese em máquinas térmicas: vapor ou a gás.

Dr. Valerio Borges UFU

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: misturas poliméricas, compósitos e nanocompósitos, reologia e elastômeros.

Dra. Ticiane Valera USP

Flavia Lega Braghiroli participou de vários projetos e grupos de pesquisa. Sua trajetória iniciou-se no Brasil, onde obteve uma bolsa de iniciação científica (FAPESP, 2002-2004) durante seus estudos em Engenharia Química (Universidade de São Paulo, 2006). No Reino Unido (Brunel University, 2010) concluiu seu mestrado em Poluição e Monitoramento com uma bolsa de estudos EU-Egypt (University of Lorraine, 2010), e finalmente na França obteve seu doutorado em Química (Universidade de Lorraine, 2014). Possui vasta experiência com distintos métodos de síntese, caracterização e aplicação de materiais porosos orgânicos e de carbono. De 2016 a 2019, Flavia Braghiroli trabalhou como pesquisadora de pós-doutorado (bolsa de pós-doutorado Banting 2017-2019) na Universidade du Québec en Abitibi-Témiscamingue (UQAT) em colaboração com o Centre Technologique des Résidus Industriels (CTRI), em Rouyn-Noranda, Quebec, Canadá. Após a bolsa, ela foi nomeada coordenadora do laboratório de biomassa, bioenergia e bioprodutos do CTRI. Em junho de 2022, ela ingressou na UQAT como professora associada em bioprodutos florestais. Sua área de pesquisa concentra-se na produção, caracterização e aplicação de bioprodutos porosos e biomateriais de carbono (biochar) em vários campos multidisciplinares da ciência e engenharia: bioenergia, biorremediação, agricultura, silvicultura, captura e sequestro de CO2, tratamento de águas residuais, catálise, armazenamento de energia, eletroquímica, entre outros.

Dra. Flavia Braghiroli UQAT

Graduado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Realizou pós-doutorado no Jet Propulsion Laboratory - NASA/USA e California Institute of Technology - CALTECH/USA. Atualmente é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, coordenador de projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P & D &I) no INPE e coordenador de projetos de inovação em Ciência e Tecnologia em Pequenas Empresas. Tem foco de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Diamante CVD e DLC, filmes finos, descargas em plasma, expansão de gases, física de moléculas, tecnologia de vácuo e criogenia, nanoestruturas, estruturas monocristalinas e estruturas monocristalinas. Participa do aperfeiçoamento de processos de empreendedorismo em inovação, com busca de dados, informações de demanda e com pesquisas específicas. Participa de atividades de transferências de tecnologias, e estudos de escalonamentos industriais. Sócio fundador de empresa de Inovação na área de Diamante-CVD e seus Materiais Relacionados.

Dr. Vladimir Trava-Airoldi INPE

Possui graduação em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993). Atualmente é pesquisador titular – Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Materiais de Carbono produzidos por CVD, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante cvd, filmes finos, filmes espessos, aderência e interfaces, nanodiamante, diamond-like carbon (DLC), nanotubos de carbono e grafenos.

Dr. Evaldo Corat INPE

Possui bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade de Campinas (UNICAMP). De 2003 a 2005, ela foi bolsista de pós-doutorado, trabalhando com Sir J. F. Stoddart (Prêmio Nobel de Química 2016) no Department of Chemistry and Biochemistry, UCLA, Los Angeles, CA, EUA. Ela já foi Professora Associada do Departamento de Química Inorgânica da UFRJ, e bolsista Jovem Cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. De 2013 a 2015 foi coordenadora da Comissão Multidisciplinar de Ciências Exatas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFF, onde atualmente é Professora Associada do Departamento de Química Inorgânica. De 2016-2018 foi diretora da Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química. Atualmente, é coordenadora do Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais, Pesquisadora do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Sua pesquisa atual está focada nas sínteses de diversos materiais, como redes de coordenação, derivados de grafeno, ouro decorado e nanopartículas magnéticas e nanovalves para aplicação em captura de CO2, sistemas de drug delivery e sensores.

Dra. Célia Ronconi UFF

Possui Graduação em Química (1994) e doutorado (1999) em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período Sandwich na Universidade de Estrasburgo (1998), Pós-Doutoramento em Química de hidrocarbonetos e petróleo pelo Loker Hydrocarbon Research Institute da University of Southern California (USC, 2000-2001). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2012) e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-). Prêmios: Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Chemistry, 2009; Young Talents in Science Award (SBQ and ACS), 2011, Medalha Walter Mors (2022, SBQ-Rio). Sua formação é na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: nanociência, nanotecnologia, química reticular, materiais porosos, carbocátion, hidrocarboneto, superacido, carbônio, substituição eletrofílica aromática, hidratos de gás natural e garantia de escoamento.

Dr. Pierre Esteves UFRJ

O palestrante Dr. Vitor Leite Martins possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina, e doutorado em Química na Universidade de São Paulo. Trabalhou por três anos (2015-2018) como pós-doc na University of Sheffield (UK) e por dois anos como pós-doc (2018-2020) no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Hoje coordena um projeto Jovem Pesquisador FAPESP sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2021-hoje). Tem experiência em eletroquímica, atuando principalmente no desenvolvimento de dispositivos para armazenamento de energia, como baterias e supercapacitores.

Dr. Vitor Martins USP

Doutora em Ciências pelo programa de Doutorado Acadêmico Industrial (DAI), na UFABC, Ciência e Tecnologia Química. Projeto desenvolvido conjuntamente com a Rigaku Latin America. Engenheira Química pela Universidade de São Paulo (1996) e mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade de Quioto - Japão (2005). Ampla experiência profissional em Meio Ambiente, com tratamento de efluentes industriais, resíduos sólidos urbanos, incineração de resíduos e projetos de créditos de carbono. Este último com projetos em indústrias, cooperativas agrícolas, aterros sanitários, energias renováveis e REDD na Floresta Amazônica. Atualmente sócia de 2 empresas: Uma para assessorar empresas em projetos de créditos de carbono e sustentabilidade; e da Brechó do Carbono, startup GreenTech, de destinação sustentável de resíduos têxteis.

Dra. Jenny Komatsu ItigoItie

Dr. M. S. Santosh é pesquisador do Central Institute of Mining and Fuel Research, ligado ao ministério de ciência e tecnologia da Índia. Dr. Santosh também é palestrante TEDx, educador e instrutor mestre e tem um histórico de trabalho nos setores acadêmico, de pesquisa e startup. Possui mais de 90 publicações nas áreas de tecnologias de armazenamento e detecção de energia e tratamento de águas residuais. Tem colaborações com diferentes países, como programas bilaterais e multilaterais envolvendo EUA, França, Rússia, Bielo-Rússia, Suécia, Cingapura, Egito e Vietnã. Concluiu com sucesso projetos financiados por Agências de Financiamento Nacionais e Internacionais, incluindo a União Europeia. Dr. Santosh também atua como consultor para algumas indústrias.

Dr. M. S. Santosh CSIR

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde - Universidade Nove de Julho. Biólogo e Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, Doutor em Ciências - Área: Farmacologia pela Universidade de São Paulo. Professor Colaborador na Université de Lorraine, no laboratoire de Ingénierie Moléculaire et Physiopathologie Articulaire - Nancy, França. Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado na Université de Lorraine. Professor de Ensino Superior para o Curso de Medicina - UNINOVE. Experiência em docência e pesquisa na área de Fotobiomodulação no processo inflamatório, doloroso e de reparo, com ênfase em doenças articulares musculoesqueléticas. Apresenta atividade de pesquisa em Engenharia de Tecidos, Biomateriais Compósitos de Carbono, Grafeno e Nanopartículas de prata no controle de infecções.

Dr. Rodrigo Labat Uninove

Bacharelado (1994) e doutorado (1998) em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado (2003) pela The Pennsylvania State University, EUA. Foi pesquisadora visitante no Centre de Recherche Paul Pascal CRPP/CNRS - Universidade de Bordeaux-I, França. É pesquisadora do Serviço de Nanotecnologia do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), sendo uma das coordenadoras do Laboratório de Química de Nanoestruturas de Carbono - LQN/CDTN-SisNANO, e professora no Programa de Pós-Graduação do CDTN. Foi membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Exatas e dos Materiais (CEX) da FAPEMIG e membro do Comitê Gestor de uma das Redes Nacionais de Nanotoxicologia. Atualmente, é diretora da Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química (DQM/SBQ). Tem experiência nas áreas de Química da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos temas: manipulação química de nanomateriais de carbono, nanociência e nanotecnologia.

Dra. Clascidia Furtado CDTN

Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia em 1977, Mestre em Engenharia Química pela COPPE (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1983, Ph.D. em Ciência dos Materiais pela Universidade de Bath (Inglaterra) em 1991. Professor do Departamento de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia entre 1978 e 1986. Chefe do projeto para o desenvolvimento de grafites especiais do Centro Tecnológico do Exército (Rio de Janeiro) entre 1982 e 1992, Consultor do Centro Tecnológico do Exército para materiais avançados de carbono e grafite desde 2003 até 2016. Presidente do Comitê Organizador do 3° e 5° Congresso Brasileiro de Carbono (CARBONO 2005 e CARBONO 2011) e Presidente do Comitê Organizador do Congresso Internacional Mundial de Carbono (CARBON 2013), todos no Rio de Janeiro, Membro do Comitê Internacional do Congresso Internacional de Carbono na França, em 2009, e na Alemanha em 2015. Presidente da Associação Brasileira de Carbono de 2007 a 2017. Autor de capítulo do livro: A Energia, a política internacional e o Brasil, 1 Ed, Instituto Memória Editora e Projetos Culturais. Foi membro do Corpo Editorial do “Journal of the Brazilian Chemical Society, em 2006. Tem 5 artigos publicados na Gazeta Mercantil e no Jornal do Brasil. Tem mais de 30 trabalhos publicados em revistas e congressos científicos e 5 patentes internacionais.

Dr. Luiz Depine de Castro

Valdirene é formada em Química pela Unicamp e mestre em Ciência dos Materiais pelo CDTN. Possui experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de inovação, envolvendo nanomateriais e nanotecnologia, entre empresas e centros de pesquisa. Na Gerdau Graphene desde 2021 como Head de P&D, trouxe todo o seu conhecimento acadêmico acumulado sobre grafeno e tem contribuído para transmití-lo ao mercado.

Me. Valdirene Sullas Teixeira Peressinotto Gerdau Graphene

Programação

06/1108:15 - 09:45MinicursoDra. Gisele Amaral-Labat (INPE), Dra. Beatriz Fonseca (INPE)
“BET: Técnicas de Análise de Porosidade e Área Superficial de Materiais Porosos de Carbono - Parte 1”
09:45 - 10:15IntervaloCoffee break
10:15 - 10:30AberturaDr. Alessandro Santana (UESC)
"Boas-vindas"
10:30 - 11:00PalestraDr. Luiz Depine
“Sonhar, é preciso!”
11:00 - 12:00PlenáriaDr. Marcos Pimenta (UFMG)
“Estudos de nanomateriais de carbono por espectroscopia Raman ressonante”
12:00 - 14:00IntervaloAlmoço
14:00 - 14:30PalestraDra. Ticiane Sanches (USP)
“Aplicação de Óxido de Grafeno (GO) em elastômero"
14:30 - 15:00PalestraMe. Valdirene Peressinotto (Gerdau Graphene)
“Revolucionando a indústria com grafeno: a experiência de inovação na Gerdau Graphene”
15:00 - 15:30IntervaloCoffee break
15:30 - 16:30PlenáriaDra. Clascidia Furtado (CDTN)
“Nanocarbon-Biomolecule Platforms for Vaccine Formulation and Biosensors"
16:30 - 17:00PalestraDr. Rodrigo Labat (Uninove)
“Material de Carbono Impregnado com Nanoprata Auxilia o Crescimento Ósseo com Controle de Infecção: Estudo Experimental"
07/1108:30 - 10:00MinicursoDra. Gisele Amaral-Labat (INPE), Dra. Beatriz Fonseca (INPE)
“BET: Técnicas de Análise de Porosidade e Área Superficial de Materiais Porosos de Carbono - Parte 2”
10:00 - 10:30IntervaloCoffee break
10:30 - 11:00PalestraDr. M.S. Santosh (CSIR-CIMFR)
“Carbon-based New Materials for Electrochemical Sensing Applications"
11:00 - 12:00PlenáriaDr. Vladimir Trava-Airoldi (INPE)
“CVD Diamond and Related Materials on the innovation route: what we have and the New Perspectives in Brazil”
12:00 - 14:00IntervaloAlmoço
14:00 - 14:30PalestraDra. Jenny Komatsu (Itigoitie)
“Como se Desenvolve Projetos de Créditos de Carbono. Quais são os Critérios?”
14:30 - 15:00PalestraDra. Flavia Braghiroli (UQAT)
“Functional Porous Carbon Materials Based on Forest Products for Environmental Applications"
15:00 - 15:30IntervaloCoffee break
15:30 - 16:30PlenáriaDr. Vitor Martins (USP)
“Materiais Carbonáceos para Dispositivos Eletroquímicos de Armazenamento de Energia"
16:30 - 17:00PalestraDr. Valerio Borges (UFU)
“Usina Experimental de Gaseificação de Resíduos Sólidos para Geração de Energia Térmica e/ou Elétrica no Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)”
08/1108:00 - 09:00PlenáriaDr. Evaldo Corat (INPE)
“Materiais de carbono nano estruturado: de nanotubos de carbono a aerogéis de grafeno, obtenção e aplicações"
09:00 - 09:30PalestraDr. Pierre Esteves (UFRJ)
“Carbon: The Perfect Stranger”
09:30 - 10:00PalestraDra. Celia Ronconi (UFF)
“Aplicações de grafenos: do tratamento de doenças negligenciadas ao cuidado do meio ambiente”
10:00 - 10:30IntervaloCoffee break
10:30 - 12:00Mesa RedondaQuais Desafios para Transformar Pesquisa em Produto?
Dr. Gesil Amarante II (UESC)
Me. Valdirene Peressinotto (Gerdau Graphene)
Dr. Vladimir Trava-Airoldi (INPE)
Dr. Valério Borges (UFU)
Dra. Carime Rodrigues (Krilltech Nanotecnologia Agro)
12:00Encerramento Dr. Guilherme Lenz e Silva (USP)

Local

A décima edição do congresso brasileiro de carbono será realizada em Ilhéus, Bahia. Clique aqui e conheça um pouco sobre os locais mais tradicionais da cidade!

Local: Hotel Aldeia da Praia

Av. Tancredo Neves, s/n – Km 4 – Jardim Atlântico, Ilhéus – BA, 45655-000.

Telefone: (73) 3234-8000

WhatsApp: (73) 8155-7682

Participantes do congresso têm direito a 10% de desconto na efetivação da reserva no Hotel Aldeia da Praia. Basta informar que irá participar do 10º Congresso Brasileiro de Carbono!

Outros hotéis e pousadas:

Inscreva-se

Faça sua inscrição através do formulário disponível aqui.

 

Lembrando que os associados da ABCarb têm desconto. Associe-se!

 

Veja o regulamento de submissão de trabalhos e, em caso de dúvidas, entre em contato com o comitê organizador o quanto antes.

Valores

Valores com desconto
Valores sem desconto
Sócio regular na ABCarbNão-sócio, mas quer se associar*Não-sócio e não quer se associarSócio regular na ABCarbNão-sócio, mas quer se associar*Não-sócio e não quer se associar
Até 15/09Até 16/10
PresencialProfissionalR$ 480,00R$ 650,00R$ 680,00R$ 580,00R$ 750,00R$ 780,00
Pós-graduaçãoR$ 300,00R$ 385,00R$ 400,00R$ 400,00R$ 485,00R$ 500,00
GraduaçãoR$ 50,00R$ 55,00R$ 100,00R$ 150,00R$ 155,00R$ 200,00
Até 15/09Até 30/10
VirtualProfissionalR$ 380,00R$ 550,00R$ 580,00R$ 480,00R$ 650,00R$ 680,00
Pós-graduaçãoR$ 200,00R$ 285,00R$ 300,00R$ 300,00R$ 385,00R$ 400,00
GraduaçãoGratuitoR$ 5,00R$ 50,00GratuitoR$ 5,00R$ 100,00
*Se você não é sócio da ABCarb, mas quer se associar para aproveitar o desconto no congresso, basta pagar o valor correspondente e informar no e-mail que está pagando a inscrição com a associação. Nós nos encarregamos de te cadastrar na ABCarb! Se for aluno de graduação ou pós, não esqueça de mandar o comprovante de matrícula junto com o comprovante de pagamento.

Premiação

Haverá premiação para os 5 melhores trabalhos avaliados pelo comitê científico. O prêmio será um desconto para publicação de artigo na revista Materials Research.

 

Os prêmios são:

  • 1º lugar – Desconto de R$ 800,00
  • 2º lugar – Desconto de R$ 600,00
  • 3º lugar – Desconto de R$ 400,00
  • 4º lugar – Desconto de R$ 300,00
  • 5º lugar – Desconto de R$ 300,00

 

Ressaltamos que os autores que desejarem concorrer aos descontos deverão enviar o resumo expandido.

 

Os resumos expandidos serão avaliados uma única vez pelo comitê científico. Portanto, caprichem! 😉

 

Maiores informações podem ser encontradas nas regras de submissão de trabalho. Se houver dúvidas, entre em contato com o comitê organizador.

Comissões

Organizadora

  • Dra. Érica Cristina de Almeida (UESC) [Chair]
  • Me. Nila C. F. L. Medeiros (UESC) [Co-chair]
  • Me. Leonardo I. Medeiros (UESC)
  • Dra. Clascídia A. Furtado (CDTN)
  • Dr. Vladimir J. Trava-Airoldi (INPE)
  • Dr. Evaldo J. Corat (INPE)
  • Dr. Guilherme F. B. Lenz e Silva (USP)
  • Dr. Rafael Santos (INPE)
  • Dr. Maurício R. Baldan (INPE)
  • Dr. Rodrigo Labat (Uninove)
  • Dra. Gisele Amaral-Labat (INPE)
  • Dr. Alan F. N. Boss (USP)
  • Dra. Patrícia A. Mattos (USP)
  • Me. Manuella G. C. Munhoz (USP)
  • Dra. Neila A. Braga (UFAM)
  • Dr. André F. Sardinha (INPE)
  • Dr. Carlos M. Aiube (UnB)
  • Dr. Mauro C. Santos (UFABC)
  • Dr. Raonei A. Campos(UFSB)
  • Dr. André Contim (UFG)
  • Dra. Adelina P. Santos (CDTN)
  • Dra. Rosenira S. da Cruz (UESC)
  • Dra. Miriam S. Tokumoto (UESC)
  • Dra. Beatriz C. S. Fonseca (INPE)
  • Dr. Anderson de Oliveira Lobo (UFPI)
  • Dra. Fernanda Roberta Marciano (UFPI)
  • Dra. Vaneide Gomes (UESC)
  • Dr. Erickson Fabiano Moura Sousa Silva (UESC)
  • Dr. Renato Reis Monteiro (UESC)

Científica

  • Dr. Anderson de Oliveira Lobo (UFPI)
  • Dr. André Contin (UFG)
  • Dr. Andrés Cuña Suárez (Universidad de la República – Uruguai)
  • Dra. Adriana Maria da Silva (INMETRO)
  • Dra. Célia de Fraga Malfatti (UFRGS)
  • Dr. César Y. Narita (IPT/USP)
  • Dra. Cláudia R. B. Miranda (UESC)
  • Dr. Eduardo G. C. Neiva (FURB)
  • Dra. Elen Leal (PUC-RS)
  • Dra. Ésoly Santos (UFF)
  • Dr. Fábio A. S. Ferreira (FOP-UNICAMP)
  • Dr. Felipe M. Souza (USP São Carlos)
  • Dr. Felipe Miranda (ITA)
  • Dra. Fernanda Roberta Marciano (UFPI)
  • Dr. Hueliton Kido (Uninove)
  • Dr. Jean Céasar M. Vicentini (UEM)
  • Dra. Jenny S. Komatsu (ItigoItie)
  • Dr. Jorge T. Matsushima (FATEC-SJC)
  • Dr. José Eduardo Padilha de Souza (UFPR)
  • Dr. Luis P. S. Santos (UNIFESP)
  • Dr. Marco Antonio Schiavon (UFSJ)
  • Dra. Maria Rita Ortega Vega (TU Dresden)
  • Dra. Miriam S. Tokumoto (UESC)
  • Dra. Nazir M. Santos (FATEC-Itaquera)
  • Dra. Rita C. M. S. Contini (FATEC-SJC)
  • Dra. Rosenira S. Cruz (UESC)
  • Dra. Sayuri Okamoto (INPE)
  • Dra. Ticiane S. Valera (USP)
  • Dra. Vera R. Capelossi (UESC)
  • Dr. Victor Hugo R. Souza (UFGD)
  • Dr. Vitor L. Martins (USP)

Contato

Se tiver problemas com o formulário abaixo, envie um e-mail para congresso@abcarb.org.br.

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio organizacional

    Redes sociais